quinta-feira, 28 de fevereiro de 2013

Sobre a Escola de Sagres

Olá, senhores, tudo bem?

Selecionei um material complementar para que alguns detalhes possam ser contemplados.

Sabemos que entre os fatores que impulsionaram Portugal nas Grandes Navegações, o desenvolvimento das tecnologias navais foi um dos que mais contribuiu para que o reino fosse pioneiro na expansão marítima. O uso da bússola, do astrolábio e das caravelas, por exemplo, foi determinante para que os portugueses começassem uma jornada além-mar. Mas de onde vieram essas tecnologias? Basicamente do conhecimento de estudiosos: físicos, astrônomos, cartógrafos, entre outros. Estes cientistas ofereciam uma série de recursos e condições aos navegantes, entre estudos e instrumentos.

Em torno desses estudos sobre navegação, surgiu um grande mito português, baseado na interpretação de escritos antigos: A Escola de Sagres.

Sobre essa personagem alegórica das navegações portuguesas, segue um texto do Instituto Camões que esclarece vários pontos sobre a tal escola. Espero que façam bom proveito.


Grande abraço!

Fezão


domingo, 24 de fevereiro de 2013

Boas vindas

Prezadas e prezados, é um prazer iniciarmos esse ano de trabalho juntos. Espero colaborar ao máximo que puder para que os senhores alcancem os objetivos almejados.

Para que iniciemos essa jornada, segue nossa primeira aula no link abaixo:


Conforme combinamos, as aulas serão postadas com antecedência.

Estou à disposição para qualquer coisa. Vamos fazer deste o nosso principal meio de interação. 

Aguardo as dúvidas e comentários.

Sejam bem vindos e tenham um ano espetacular de estudos.

Abraços.

Fezão