quinta-feira, 12 de dezembro de 2013

Dissertativas

Galera, segunda fase da Unesp tá aí e muitos de vocês temem as questões dissertativas.

Não precisa! A gente vai tentar contornar as dificuldades agora (;

Bem simples. Disponibilizo os 6 últimos vestibulares da Unesp e indico as questões de História do Brasil. Vocês resolvem seguindo o método que melhor convém (àqueles que tem mais dificuldade na dissertação, vou sugerir um modelo de resolução abaixo) e me mandam para a correção. Mandem até sexta pra que eu possa corrigir em tempo hábil. As respostas devem ser escritas na seção de comentários do blog, indicando o e-mail ou o Facebook de vocês para que eu possa dar o feedback.

Vestibular - 2011 (Questão 4)

Vestibular de meio de ano - 2011 (Questões 2 e 3)

Vestibular - 2012 (Questões 1 e 4)

Vestibular de meio de ano - 2012 (Questões 2 e 3)

Vestibular - 2013 (Questões 2 e 4)

Vestibular de meio de ano - 2013 (Questões 2 e 3)

Modelo de resolução de questões dissertativas (5 passos):

1- Leitura: leiam com muita atenção, analisem e interpretem. Tudo é informação. Não olhem para o texto superficialmente e lembrem-se sempre de que absolutamente todos os detalhes dizem alguma coisa. Imagem também é texto. Se uma charge tem primeiro, segundo e terceiro planos, é porque o autor quer que tudo isso seja observado. Quanto ao enunciado, atenção total! Se a questão pede bananas e você responde maçãs, por mais que as maçãs sejam igualmente deliciosas, você perderá os pontos.

2 - Brainstorming ("tempestade mental"): sobre o que fala a questão? Identificou a temática? Então deixe o seu cérebro trabalhar. Uma série de informações que estão armazenadas em gavetinhas mentais vão pular na sua frente e, nesse primeiro momento, é importante aceitar qualquer coisa que por algum motivo você tenha relacionado com o assunto da questão. Isso ajuda a evitar os temidos "brancos" na hora de responder.

3 - Seleção das principais ideias: Nem todas as informações do seu brainstorming terão relevância para a questão. O que pode ser aproveitado? Nesse momento é preciso ser crítico e saber desapegar de algumas informações para deixar "na mesa" apenas as ideias que tem tudo a ver com a questão.

4 - Organização das ideias: Agora você tem só a nata das informações, só aquilo que realmente interessa à questão. Mas não adianta nada ter uma série de coisas para dizer se tudo isso está perdido e desconexo na sua cabeça. Procure juntar e contextualizar essas informações.

5 - Redação: feito tudo isso, redigir fica muito mais fácil. Apenas seja claro e objetivo. Não precisa ser poeta pra responder questão de vestibular. Se você se considera um literato, um artista das palavras, esqueça o seu talento no momento de resolver a questão. O corretor não quer saber que "à meia noite, caminhava a passos lentos, no Palácio do Catete, o velho Vargas, com seu andar cambaleante". Ele quer mesmo é se livrar da sua questão porque tem milhões de outras pra corrigir. Então não precisa florear. Se ele pediu A, B e C, dê A, B e C, por mais que você saiba o alfabeto inteiro. "Ah, eu tenho muita dificuldade pra começar a redigir". Isso não deveria ser problema. Toda questão te dá o começo da resposta! Basta reorganizar o enunciado. Por exemplo:

Questão: A década de 1930 no Brasil é normalmente associada ao varguismo. Além da liderança de Getúlio Vargas, o período também apresentou forte radicalização política. Como podemos associar tal fenômeno ao panorama internacional de então? Cite dois exemplos de agrupamentos políticos radicais atuantes no Brasil dos anos 30 e algumas de suas principais propostas.

Início da resposta: "O fenômeno da radicalização política no Brasil pode ser associado..." "Dois exemplos de agrupamentos políticos atuantes no Brasil dos anos 30 são..." "As principais propostas desses agrupamentos políticos..."

Viram? É muito símples. Então boa sorte e ótimo trabalho!

Abraços