segunda-feira, 3 de setembro de 2012

Complemento: Revolução Francesa

Pessoal, a quem interessar, um "extra" paras a nossa aula de Revolução Francesa:

Antes de mais nada, é interessante ler a Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão pelo viés ideológico pautado na corrente iluminista. Foi o primeiro documento da Revolução e a popularização definitiva do lema "Liberdade, Igualdade e Fraternidade".

Além disso, seguem outros materiais bastante interessantes.

Documentário (History Channel):


Texto complementar:

Se a economia do mundo do século XIX foi formada principalmente sob a influência da revolução industrial britânica, sua política e ideologia foram formadas fundamentalmente pela Revolução Francesa. A Grã-Bretanha forneceu o modelo para as ferrovias e fábricas, o explosivo econômico que rompeu com as estruturas socioeconômicas tradicionais do mundo não-europeu; mas foi a França que fez suas revoluções e a elas deu suas idéias, a ponto de bandeiras tricolores de um tipo ou de outro terem-se tornado o emblema de praticamente todas as nações emergentes...

A Revolução Francesa é um marco em todos os países. Suas repercussões, ao contrário daquela da revolução americana, ocasionaram os levantes que levariam à libertação da América Latina depois de 1808.

O resultado mais sensacional de sua mobilização foi a queda da Bastilha, uma prisão estatal que simbolizava a autoridade real e onde os revolucionários esperavam encontrar armas. Em tempos de revolução nada é mais poderoso do que a queda de símbolos. A queda da Bastilha, que fez do 14 de julho a festa nacional francesa, ratificou a queda do despotismo e foi saudada em todo o mundo como o princípio de libertação.

(HOBSBAWM, Eric. A era das revoluções: 1789-1848. 19ª Ed. São Paulo: Paz e Terra, 2005. pp. 83-94.)

Espero que façam excelente proveito!

Abraços.
Fezão

Nenhum comentário:

Postar um comentário